Capa do catálogo da exposição Raízes.

Capa do catálogo da exposição Raízes.

Exposição raízes | curadoria de Fábio cerqueira

Da mesma forma que Lara busca sua conexão com o divino através da prática espiritual, as árvores o fazem por meio de suas raízes, através das quais deixam marcas no solo terrestre em busca do equilíbrio e da consonância com a essência do planeta. Raízes que simbolizam de forma singular a sua arte.

A experiência de contemplar a arte e absorver cada sensação que ela evoca é o cerne da dissociação com o mundo material, que nos liberta de nossas vontades, de nossa razão, que eleva nosso espírito e que nos conecta com o mundo metafísico. Desta forma, a exposição convida o espectador a efetivar este estado de contemplação, criando suas próprias conexões com as cores, formas e materiais, dando seus próprios significados àquilo que vê.

 

MOVIMENTOS E PERCEPÇÕES além da realidade intrínseca

Lara Donatoni Matana situa-se no universo dos criadores que operam em harmonia com a Natureza, artistas que se espalham pelo mundo em grupos integrados, células comunicantes, individualidades carismáticas que atuam em defesa do planeta. Mais que uma atitude estética, trata-se de busca por qualidade de vida que, por si só, já envolve suas criações de uma aura especial. Não obstante essa sintonia, a produção artística de Lara desenvolve-se com descartes de madeira, reutilizados de forma sustentável e inteligente, extraindo efeitos sedutores de placas, caibros, toras, tocos e toquinhos, sarrafos, farpas, lascas e lâminas.

Capa do catálogo da exposição Movimentos e Percepções Além da Realidade Intrínseca.

Capa do catálogo da exposição Movimentos e Percepções Além da Realidade Intrínseca.